Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (3 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página

A COISA MAIS LINDA É ASSISTIR ESTAS

DUAS CRIANÇAS RECITANDO UM CLÁSSICO

DA LITERATURA POÉTICA. VALE À PENA!

 

             

Pra você meu visitante, um carinho e uma flor

a lá ROMERO BRITO. Volte sempre.

 

FLOR

 

PONTEIRA PARA AS CRIANÇAS

PONTEIRA

 

VISEIRA PARA SOLETRANDO



Total de visitas: 578
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTIL

PARA VOCÊ ME EDUCAR...    

VOCÊ PRECISA ME CONHECER, PRECISA SABER A MINHA VIDA, MEU MODO DE VIVER E SOBREVIVER, CONHECER A FUNDO AS COISAS NAS QUAIS EU CREIO E ÀS QUAIS ME AGARRO NOS MOMENTOS DE SOLIDÃO, DESESPERO E SOFRIMENTO.

PARA VOCÊ ME EDUCAR, VOCÊ PRECISA SABER E ENTENDER AS VERDADES, PESSOAS E FATOS AOS QUAIS EU ATRIBUO FORÇAS SUPERIORES ÀS MINHAS E ÀS QUAIS ME ENTREGO QUANDO PRECISO IR ALÉM DE MIM MESMO.

 PARA VOCÊ ME EDUCAR, PRECISA ME ENCONTRAR LÁ ONDE EU EXISTO: NO CORAÇÃO DAS COISAS, NOS MITOS E NAS LENDAS, NAS CORES E MOVIMENTOS, NAS FORMAS ORIGINAIS E FANTÁSTICAS, NA TERRA, NAS ESTRELAS, NAS FORÇAS DOS ASTROS, DO SOL E DA CHUVA.

 

PARA VOCÊ ME EDUCAR, VOCÊ PRECISA ESTAR COMIGO ONDE ESTOU, MESMO QUE VOCÊ VENHA DE LONGE E QUE ESTEJA MUITO ADIANTE. SÓ HÁ UM ADIANTE PARA MIM: AQUELE QUE EU CONSTRUO E CONQUISTO. SÓ HÁ UMA FORMA DE CONSTRUÍ-LO: A PARTIR DE MIM MESMO E DO MEIO EM QUE VIVO.

 

 PARA VOCÊ ME EDUCAR, PRECISA COMPREENDER A CULTURA DO CONTEXTO EM QUE SE DÁ MEU CRESCIMENTO. SUAS LINHAS DE FORÇA SÃO AS MINHAS ENERGIAS. SUAS CRENÇAS E EXPECTATIVAS SÃO AS QUE PASSAM A CONSTRUIR O MEU CREDO E AS MINHAS ESPERANÇAS.

 

MAS EU TAMBÉM ESTOU ABERTO PARA AS OUTRAS CULTURAS. “IDENTIDADE CULTURAL” NÃO SIGNIFICA PRISÃO QUE OCUPO, MAS ABERTURA AO QUE AUTENTICAMENTE NOSSO E AO QUE, VINDO DE FORA, NOS PODE FAZER MAIS NÓS MESMOS.

 A CULTURA UNIVERSAL É PRODUTO DE TODOS OS HOMENS . MAS POSSO CONTRIBUIR COM ESSA FRATERNIDADE SE NÃO TENHO MINHA EXPRESSÃO CULTURAL PRÓPRIA?

A EDUCAÇÃO QUE EU NECESSITO É AQUELA QUE ME FAZ MAIS EU, QUE DESPERTA, DO MISTÉRIO DO MEU SER, AS POTENCIALIDADES ADORMECIDAS. É UMA EDUCAÇÃO QUE PROMOVE MINHA IDENTIDADE PESSOAL.

 

EU ME EDUCO FAZENDO CULTURA, E NESSE ATO DE GERAÇÃO CULTURAL, EU CONSTRUO MINHA EDUCAÇÃO, CONQUISTO O MEU SER, NA RELAÇÃO DE DIÁLOGO DO HOMEM E DA NATUREZA.

(Vital Didonet)

 

 

 


 

Se você observar a sociedade que está inserida verá que existem várias infâncias e cada uma com sua especificidade. São crianças que vivem em contextos sociais diferentes e que absorvem e cultivam culturas diferentes. Já parou para observar como elas brincam? Será que por serem crianças suas brincadeiras são iguais em todos os lugares? As infâncias são as mesmas? Este poema reflete bem o que estamos vivendo. Mudanças, Progresso, Tecnologia, Contemporaneidade e, enquanto os adultos reclamam as crianças transformas em brinquedos todos os instrumentos que fazem parte desta realidade. São crianças criando cultura, transformando infâncias e tornando lúdico o viver.

A rua diferente

 

Na minha rua estão cortando árvores

botando trilhos construindo casas.

Minha rua acordou mudada.

Os vizinhos não se conformam.

Eles não sabem que a vida

tem dessas exigências brutas.

Só minha filha goza o espetáculo

e se diverte com os andaimes,

a luz da solda autógena e o cimento

escorrendo nas fôrmas.

ANDRADE, Carlos Drummond de. 2002. p. 35.

 

Na hora da rodinha

Orientações pedagógica

.

Esse momento de conversa coletiva na Educação Infantil é, precioso para o desenvolvimento da linguagem das crianças. Nele, elas aprendem a conversar, em duplas ou em grupos, a relatar suas experiências, a recontar histórias etc. Procure aproveitar esse momento para avaliar o estado de desenvolvimento da linguagem das crianças. Não seja muito diretivo (a), querendo organizar as falas e levar ao tema que você quer desenvolver. É importante escutar o que as crianças têm a dizer e como dizem deixar que elas falem, e propor temas e atividades de linguagem em que elas possam se engajar e sobre os quais tenham o que falar. Relatar e recontar autonomamente exige muito mais desenvolvimento do que conversar e dialogar. É necessário que você observe e anote como as crianças agem com a linguagem nestes momentos. Tente adaptar as exigências e encorajar a fala dos que são aparentemente mais tímidos ou calados, é possível que sejam menos desenvolvidos.

Livro de estudo: Módulo II / Karina Rizek Lopes, Roseana Pereira Mendes, Vitória Líbia Barreto de Faria, organizadoras. – Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2005. 62p. (Coleção PROINFANTIL; Unidade 6)